A violência contra a mulher

LUIS FELIPE - 27/08/2015

(Luis Felipe Bataglia Sperandio – 3º Ensino Médio)

A violência contra a mulher é uma grave transgressão aos direitos humanos. As consequências variam desde físicas, mentais e sexuais até a morte. Não só a mulher, mas a família também sofre. A luta pelo fim da violência de gênero é prioridade das agendas nacionais e internacionais. A maioria dos países têm leis contra agressões físicas e sexuais; no entanto persistem desafios quanto à implantação, defesa e atendimento às vítimas.

Nesse contexto, a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, tem grande importância para a redução dos crimes praticados  contra a mulher. Entretanto nem sempre a vítima recorre a ela para se proteger. Segundo dados estatísticos, 48% das mulheres foram agredidas dentro de suas próprias casas e em 80% dos casos os agressores eram pessoas com quem as mulheres tinham alguma relação afetiva.

De igual modo, a tendência machista de transformar a vítima em culpada também contribui para a acentuação do problema. Recentemente, por exemplo, parte da população entrevistada atribui à mulher a responsabilidade pelo estupro por vestir-se de maneira provocativa e sensual.

Outro empecilho é a forma como as vítimas são atendidas em delegacias especializadas. Por conseguinte, isso contribui para alimentar nelas o sentimento de culpa, descaso e ineficiência da justiça.

Embora a sociedade como um todo esteja preocupada com a violência de gênero, persistem os obstáculos à sua irradicação. Faltam medidas para acabar de vez com esse problema. Às mulheres, cabe denunciar, à sociedade reprimir e ao governo punir.

Laboratório de Redação – Profº Clesner 

Missão

O Colégio Maria Educadora se propõe a contribuir para o crescimento intelectual e individual de seus alunos, comprometendo-se a oferecer as melhores ferramentas da educação que dispõe para formar cidadãos éticos, conscientes, sonhadores e realizadores de suas metas. São orientados a aplicar seus conhecimentos e criatividade, visando sempre evoluir como seres humanos, livres de preconceitos. respeitando aqueles que os cercam e a sociedade em que vivem.

Compromisso

O Colégio Maria Educadora pertence ao maior Sistema de Ensino do País: o Sistema Objetivo de Ensino. Com essa dimensão e consequente responsabilidade, pretendemos ser uma escola aberta a mudanças, a novas metodologias, auxiliando nossos alunos na construção de novos conhecimentos, integrando-os culturalmente. Nosso processo escolar pretende que todos os envolvidos tenham prazer em aprender. Assim, alunos, professores, pais, funcionários e toda a comunidade envolvida devem entender que a capacidade de aprender nunca termina, e seres humanos melhores são aqueles que aprendem sempre. Isto é educação de qualidade voltada para o futuro.